sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Entendendo como manter uma vida saudável

Uma mesa de quatro pés
Dr. Alessandre Loiola


Nossa viagem tem início em uma mesa. Boa parte de nós nasceu em uma mesa de cirurgia ou em uma mesa de parto. Alguns nasceram em uma cama. Uns poucos sortudos nasceram enquanto a mãe estava de pé lavando roupas e continuam lúcidos e sãos apesar do trauma craniano durante o parto. Este texto não se aplica a este último grupo.
Chegar ao mundo em uma mesa diz bastante sobre como você deve conduzir seus dias. Para uma existência longa, saudável e produtiva, encare sua vida inicialmente como uma mesa precariamente apoiada em quatro pés: Sono, Dieta, Atividade Física e Controle do Estresse.
Não adianta procurar médico, balconista de farmácia ou centro de macumba para resolver seus problemas enquanto conduz seus dias como uma mesa mal escorada. O que quer que venha a ser colocado sobre você, não irá se sustentar. Qualquer solução que se apresente, irá rolar ao chão. Será difícil manter um problema quieto enquanto analisa uma saída. É preciso alinhar os pés primeiro, colocar a superfície em prumo.
Na eventualidade de qualquer um destes pés entrar em desacordo com o restante, o conjunto inteiro irá balançar. E uma mesa balançante é capaz de estressar até aquele chopinho no happy hour – na terceira tulipa, um cotovelo mal apoiado na quina da mesa manca pode ser suficiente para desperdiçar toda uma rodada mais o petisco de carne seca. O equilíbrio é essencial até na hora do divertimento.
Entenda e aceite: o alinhamento do grupo Sono, Dieta, Atividade Física e Controle do Estresse é inegociável. Você não pode reforçar apenas dois ou três. É preciso investir em todos, simultaneamente, e com a mesma disciplina.