Ayurveda

Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade baseado nos vedas que possuem aproximadamente mais de 5000 anos de existência.
O Ayurveda como as outras técnicas Orientais trazem a todos, o conhecimento e a inter-relação entre mente, energia vital e corpo e, é exatamente este quesito, que faz a grande diferença das demais técnicas.
A Medicina Ayurveda visa terapias preventivas e curativas, por métodos de eliminação de toxinas do corpo e da mente, levando a um equilíbrio em todos os aspectos no organismo. Esta é a principal função do ayurveda. O Ayurveda é muito mais que um sistema de saúde, é uma ciência e uma arte da forma de viver, que ajuda a obter longevidade e vida saudável.
A medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utilizada na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromoterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.
O Ayurvédica afirma que existem três humores biológicos no nosso corpo, chamados de Doshas: Vata que possui o elemento ar predominante, Pitta onde  o elemento fogo é o principal e Kapha caracterizado pelo elemento água: úmido, pesado e frio.
Na visão Ayurvédica um excesso ou deficiência destas características descritas acima indica um desequilíbrio no Dhosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas no corpo físico.


 Massagem Ayurvédica

Terapia milenar de autocura, a massagem ayurvédica foi desenvolvida por monges budistas indianos. Ela se baseia em princípios da circulação da Energia universal, que está presente em todas as formas de vida e que é reconhecida tanto no Oriente quanto no Ocidente por diversos nomes. Essa energia circula no corpo humano em canais especiais denominados meridianos, por meio dos quais grande parte dos desequilíbrios orgânicos pode ser corrigida ou atenuada. Depois de muito tempo mantida em restrição nos mosteiros orientais e em outros círculos fechados, a massagem ayurvédica vem despertando a atenção no Ocidente, em virtude dos benefícios que ela traz. No Brasil, é muito procurada não apenas por pessoas que pretendem beneficiar-se de seus efeitos terapêuticos, mas também pelos profissionais da área, que a estudam para obter melhores resultados no tratamento de seus pacientes.
Essa massagem é, também, uma técnica excelente para o equilíbrio dos chakras e o realinhamento das energias corporais, que estão centralizadas a partir do coração. Por esse motive, é utilizada para abrir ou potencializar o chakra cardíaco.
Esta terapia tem sido reconhecida como um dos métodos naturais mais desenvolvidos e especializados.


Fontes: 
http://www.ayurveda.org.br
http://visaofuturo.org.br
http://naradeva.com.br
Massagem Ayurvédica - Pier Campadello - Ed. Madras