Meditação

A meditação consiste na prática de focar a atenção, freqüentemente formalizada em uma rotina específica. É comumente associada a religiões orientais. Há dados históricos comprovando que ela é tão antiga quanto à humanidade. Não sendo exatamente originária de um povo ou região, desenvolveu-se em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes. Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e essa prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal.
A palavra meditação vem do Latim, meditare, que significa Voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Em sânscrito, é chamada dhyana, obtida pelas técnicas de dharana (concentração).
A meditação costuma ser definida da seguinte maneira:
- Um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos;
- Prática de focar a mente em um único objeto (por exemplo: em uma estátua religiosa, na própria respiração, em um mantra);
- Uma abertura mental para o divino, invocando a orientação de um poder mais alto;
- Análise racional de ensinamentos religiosos (como a impermanência, para os Budistas)

Os objetivos podem variar, assim como as técnicas de execução. Ela pode servir simplesmente como um meio de relaxamento da rotina diária, como uma técnica para cultivar a disciplina mental, além de ser um meio de se obter insights sobre a real natureza ou a comunicação com Deus. Muitos praticantes da meditação têm relatado melhora na concentração, consciência, autodisciplina e equanimidade.

Fontes:
http://www.wikipwdia.org
http://www.daissen.org.br
http://monjacoen.com.br
http://nossacasa.net/shuya
Orientações e Postura do Zazen - Tradução livre dos Capítulos I e II do Livro Zen Training: Methods and Philosophy, de Katsuki Sekida (ainda sem tradução em português) feito pela Sangha Zen de Recife, com revisão da Monja Ivone Jishô