Lian Gong


Lian significa treinar, e Gong (pronuncia-se "kun") quer dizer trabalho persistente. Lian Gong é um moda de trabalho persistente e prolongado de treinar e exercitar o corpo físico, com o objetivo de transformá-lo e fortalecê-lo harmoniosamente. Os exercícios foram elaborados na década de 70 pelo médico ortopedista e traumatologista chinês, Dr. Zhuang Yuan Ming, residente em Shangai, China, e introduzidos no Brasil pela professora de filosofia e artes corporais chinesas Maria Lúcia Lee. É uma prática corporal projetada para a prevenção e o tratamento de dores no corpo.

"... Dr. Shunag Yuan Ming é considerado um dos cem maiores ortopedistas da medicina tradicional chinesa dos nossos tempos. Após acumular décadas de experiências clínica e vasta pesquisa na área, ele uniu os seus conhecimentos médicos à essência das artes marciais chinesas, criando com isso o Lian Gong em 18 Terapias. Ele recebeu vários prêmios por resultados relevantes em pesquisas científicas, oferecidas pelo governo da cidade de Shangai, devido aos excelentes resultados terapêuticos e preventivos obtidos com a prática dessa ginástica, hoje adotada por cerca de um milhão de pessoas no Mundo..." (Extraído do livro LIAN GONG SHI BA FA - LIAN GONG EM 18 Terapias - Editora Pensamento).

O Conselho Nacional e o Conselho de Práticas Corporais de Shangai consideram o Lian Gong como uma das técnicas que mais bem representam a cultura milenar chinesa na área de práticas corporais dentro e fora da China. O Lian Gong Não se restringe ao território Chinês, espalhou-se pelo mundo: Japão, Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Canadá, Austrália, Brasíl, Argentina, Indonésia, Malásia, Cingapura, Tailândia, Coréia, Hong Kong e outros países.


Qual a finalidade do Lian Gong em 18 Terapias?



O Lian Gong é uma ginástica Terapêutica que tem como meta tratar e prevenir síndromes doloridas no pescoço, ombros, região lombar e pernas, ainda auxilia no tratamento de outras doenças crônicas, além de trata de dores articulares dos membros.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, os fatores que influenciam o surgimento de dores no corpo podem ser externos - vento, frio, umidade e secura, ou internos - raiva, preocupações, tristeza, medo e euforia, além daqueles relacionados à posturas inadequadas, ao sedentarismo, ao esforço excessivo ou, ainda, devido a lesões.
Sensação de dor e dificuldades de movimentos são queixas frequentes e podem ser tratadas de forma eficaz através de uma prática regular que propicie uma movimentação correta, liberando músculos, tecidos, tendões, ligamentos e abrindo as articulações. Por meio da prática pode-se aumentar a vitalidade do corpo, atuando, preventivamente, para evitar recaídas. O Lian Gong é, portanto, um modo de intervenção sobre o nosso corpo que possibilita o tratamento e prevenção de dores que de alguma forma nos criam empecilhos para a vida. Dessa forma, pode-se obter um restabelecimento da saúde, pois trata da prevenção e terapia da LER (Lesão por Esforços Repetitivos), DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e outras síndromes músculo-esqueléticos crônicas. Além de trabalhar o alongamento e a flexibilidade, bem como o trofismo muscular e a coordenação, sua prática promove a reeducação postural e a identificação da imagem corporal, condições necessárias a um efetivo condicionamento físico global.

Os princípios da prática do Lian Gong

O Lian Gong em 18 Terapias, em sua forma completa, compõe-se de três partes, sendo cada uma delas compostas por 18 exercícios.

1a Parte:
- Exercícios para o tratamento e prevenção de enfermidades no pescoço, ombros, região lombar, glúteos e pernas
2a Parte:
- Exercícios de prevenção e tratamento de articulações doloridas das extremidades, tenossinovites, cotovelo de tenista e desordens funcionais.


Lian Gong Shi Ba Fa Xu Ji - I Qi Gong (Continuaçãp do Lian Gong)

O "I Qi Gong"é a continuação do Lian Gong em 18 Terapias, é composto por 18 exercícios terapêuticos que previnem e auxiliam no tratamento de bonquite crônica e debilidade funcional do coração e dos pulmões em pessoas de meia idade e idosos.

Lian Gong Shi Ba Fa
Foi criado em 1974 pelo médico ortopedista chinês Dr. Zhuang Yuan Ming, residente em Shangai.
Esta técnica de exercícios previne e trata de dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural, ele recebeu do governo chinês o Prêmio de Pesquisa Científica de Resultado Relevante.
É inspirada em outras sequências tradicionais de exercícios terapêuticos chineses, tais como o Ba Duan Jin (Exercícios dos Oito Brocados da Seda), O Jogo dos Cinco Animais e o Yi Jin Jing (Exercício dos Camponeses), dentre outros.
A prática do Lian Gong se fundamenta nos mesmos conceitos básicos da Medicina Tradicional Chinesa que fundamentam a massagem Tui Na, a Acupuntura, a Fitoterapia chinesa e o Qi Gong: o Qi, os Meridianos e a relação Yin e Yang.





As 11 frases que sintetizam o Lian Gong em 18 terapias.

Atua objetivamente na necessidade.
Treinar com alegria.
Realizar os movimentos de forma lenta, contínua e homogênea
Coordenar movimento e respiração
Movimento com o corpo ordenado, estruturado e alinhado
O movimento deve ser amplo
Mobilizar a força interna
É importante obter o Qi
Praticar com dosagem adequada
Aperfeiçoar a prática gradativamente
Prevenir-se e tratar de doenças está na persistência e na regularidade da prática.


Dr. Zhuang Yuan Ming
criador do Lian Gong em 18 Terapias