Acupressura

          Acupressão é uma técnica relacionada a Acupuntura, ao Do-in, acupressura G-Jo, Shiatsu e Mioterapia onde as energias do corpo são reguladas através da manipulação de pontos no corpo, chamados de "pontos de acupuntura" ou pontos de pressão" ou "pontos de acupressão". 
         A manipulação dos pontos através da acupressura tem efeitos sobre as emoções, a tensão e as condições físicas.
         Esta técnica é realizada com os dedos ou vareta de madeira para a manipulação dos pontos, e sementes ou esferas pequenas para pressão mais prolongadas. 
        Os pontos de acupressão são trabalhados de duas formas: Pressão e Redução. Pressionando um ponto, você está reforçando, aumentando a energia nas áreas de influências do ponto. Reduzindo um ponto não é realmente o oposto de o reforçar. Ao reduzir, remove-se o bloqueio de energia. A obstrução pode ser sentida como tensão, dor ou calor. A energia acumulada começa a se mover novamente após a remoção do bloqueio. 
        Na teoria da acupuntura as lesões nos órgãos estão intimamente ligadas as emoções. Assim como a raiva lesa o fígado, um fígado danificado provoca raiva.
        Deve-se ter em conta que na Medicina Tradicional Chinesa os nomes dos órgãos, não são os mesmos que os órgãos que sabemos de anatomia ocidental. Rins por exemplo,é o supra-renais e do sistema endócrino.
        Os pontos de acupressura o em sua maioria selecionada para desfazer essas lesões. Eles podem ajudar o seu desenvolvimento espiritual, a medida que devolve o equilíbrio energético e a saúde ao seu organismo. No longo prazo, é mais eficaz, no entanto, também seguir outras formas de se conhecer e crescer, de se reencontrar,como meditação, yoga, etc. Ligados a uma filosofia de vida adequada a sua personalidades e necessidades.
        Importante e reforçar a necessidade de consultar um médico e seguir as orientações dadas pelo especialista. A Acupressura é um tratamento adicional alternativo, que não pretende substituir o tratamento médico.