Reiki

REIKI:
Energia Vital Universal
A palavra Reiki significa Energia Vital Universal. É composta de dois kanji (caracteres japoneses): REI que significa Universal e KI que é sinónimo de Energia, Força Vital - pertencente ao Universo. É um método de terapia (cura) NATURAL COM AS MÃOS de origem no Japão, onde o Terapeuta é apenas um canal por onde essa energia universal flui.
A ENERGIA OU FORÇA VITAL é uma luz invisível que passa por todo o organismo, tanto seja este animal ou vegetal. Cujo equilíbrio é imprescindível para um corpo saudável. A sua carência é responsável pelas molestas (enfermidades) do organismo.
Reiki pode ser então definido como uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilibrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espritual); podendo eliminar doenças e promover saúde.
Mikao Usui viveu de 1865 até 1926; era padre cristão em Kioto (Japão) e professor na Universidade local. Se concentrava na pesquisa descobrir como Jesus conseguia realizar seus milagres. Ele sabia que era possível curar com as mãos através da força vital que as mesmas emanavam, mas desconhecia de que modo isso funcionava. Foi para a Universidade de Chicago, na América, fazer Doutorado em Teologia e tentar encontrar a resposta de como Cristo curava com as mãos.De volta ao Japão, e mais tarde na Índia, estudou sânscrito e as antigas escritas buddhistas, encontrando finalmente a chave da sabedoria antiga: uma fórmula em sânscrito baseada numa série de símbolos, os quais, acionados, ativam e captam a energia vital universal. Ensinou avários japonese e fundou o sistema dos Mestres do Reiki, que consiste na transmissão de energia de Mestre à Discípulo, onde o capacita a transmitir o "Dom da Cura".
O Reiki deve percorrer todo o ser vivo. Mas o "stress" diário, as tensões que as crise pessoais e sociais nos criam, a má alimentação, a má respiração, impedem o fluxo desta energia natural. Todos sabemos os efeitos de depressão, da ansiedade, do medo, mas poucos de nós são treinado para evitar estes estados negativos. O Reiki devolve este equilíbrio, permitindo o fluxo de Energia Vital. 
Segundo a visão holística, as doenças são criadas antes no mundo sutil: se manifestam nas várias camadas da aura a terminar com a última manifestação física que é o corpo humano (denso). O Reiki atua nas camadas sutis da aura: age no mundo invisível, e quando remove o padrão energético do desequilíbrio em todas as camadas a manifestação física é a cura do paciente. Promovendo:
  • Aumento  da energia vital no organismo.
  • Purifica e harmoniza
  • Trabalha o nível físico, espiritual e emocional como um todo.
  • Energiza e equilibra o corpo.
  • Acelera o processo de cicatrização de feridas e queimaduras.
  • Ajuda a tratar depressões e angústias.
  • Reduz o stress.
  • Completa e acelera os tratamentos médicos alopáticos, minimiza os efeitos colaterais dos tratamentos convencionais (quimioterapia, radioterapia, anestesias, etc.) 
Apesar de vários relatos sobre sua eficácia, o Reiki é pouco reconhecido pela medicina, como método de cura. Mas é reconhecido como terapia  alternativa complementar pela OMS. Existindo diversos estudos que comprovam sua eficácia, sendo muitos encontrados em site médicos.

O tratamento tradicional é realizado impondo as mãos sobre o paciente, estando este deitado.O Reikiano atua como um canal para a energia Reiki, a energia flui da palma de suas mãos (chacra das mãos) para o corpo sutil e físico do paciente. Normalmente, o Reikiano aplica as posições de Reiki que utilizam um esquema semelhante à posição dos meridianos e chacras da Acupuntura. Reparando assim as necessidade energéticas: desbloqueia os canais energético, traz mais energia onde o fluxo era menor ou redistribui a energia presa em algum local para o restante do corpo.
A energia Reiki (segundo a forma tradicional do Dr. Unsui) sente a necessidade de quem está recebendo. Muda de cor e de intensidade e vai diretamente onde é necessária. Por outro lado, o receptor possui a liberdade de aceitar ou não receber o Reiki. Caso não esteja aberto ao tratamento (predisposto a enfrentar as causas de suas emoções, viv~encas, pensamentos, sentimentos, e ações) a energia não fluirá: não terá efeito duradouro no organismo, podendo até mesmo ser bloqueada por quem está recebendo. Nesse caso, o desequilíbrio energético persistirá assim como a raiz do problema íntimo.
Cada aplicação dura em torno de 50 à 90min. Dependendo da necessidade da pessoa que está recebendo e do grau da formação do Reikiniano.
Algúns paceintes relatam sentir várias sensações subjetivas e objetivas: calor, frio, pressão, sonolência, vibrações, etc. Os praticantes de Reiki atribuem estas sensações à energia Reiki chegando ao corpo e à aura de quem recebe. É normal no início do tratamento o paciente sentir a reação de limpeza que consiste num agravamento do estado negativo do paciente,que cessa logo que o bloqueio seja totalmente retirado. Durante esse período - variável para cada pessoa - é comum os sentimentos que estavam guardados como rancor, raiva, sonhos, medo, ou outros serem revividos - até afastamentos de amigos, namorados (as). Durante essa chamada desintoxicação energética é comum durante essa fase de alguns dias ou meses, a desistência de pacientes que não estejam preparados para liberar-se completamente dos problemas energéticos. Depois de passada essa fase, o paciente pode experimentar, livre dos bloqueios, o Reiki  como uma energia sublime.
                                                                                                                                                    
Fonte: