sábado, 6 de novembro de 2010

Meditação retarda o envelhecimento celular

Encurtamento dos telômeros é cerca de 30% menor

Por Minha Vida

Os benefícios psicológicos da meditaçãosão capazes de reduzir o envelhecimento, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em Davis, e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, a meditação promove mudanças psicológicas positivas, que resultam em melhoria geral da saúde, como uma maior capacidade da pessoa para lidar com o estresse e manter a sensação de bem-estar.

O estudo chegou a essa conclussão depois de avaliar que a meditação aumenta diretamente a atividade da telomerase, uma enzima importante para retardar o envelhecimento celular e que age reconstruindo e alongando os telômeros. Os telômeros são sequências de DNA localizados na porção final dos cromossomos, que tendem a ficar mais curtos a cada vez que uma célula se divide. Isso se relaciona ao envelhecimento celular, pois quando os telômeros ficam abaixo de um comprimento crítico, a célula pode não mais se dividir corretamente e eventualmente morre.

A equipe de pesquisadores mediu a atividade da telomerase em participantes de um projeto de meditaçao com duração de três meses. A atividade da telomerase foi de cerca de um terço maior nos glóbulos brancos do sangue dos participantes que tinham completado o retiro do que em um grupo que não meditava.

Os participantes do retiro também apresentaram maior satisfação psicológica como controle sobre a própria vida, atenção e planos. Além disso, eles também tiveram diminuição de emoções negativas. 

Fonte: Minha Vida