quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A Meditação Zen



O Zazen se inicia com Mestre Sakyamuni Buddha, quando sentado, quieto, com a coluna reta, peito aberto, ombros relaxados, olhos semiabertos, baixo a árvore Boddhy, alcançou a iluminação ao amanhecer do oitavo dia.
Sentar Zen é simplesmente sentar. Não sentamos em Zazen para descansar. Naturalmente, há algum relaxamento envolvido, ou mesmo requerido, mas, inicialmente, nosso Zazen requer alguma força. Fazemos algum esforço. Despejamos encontrar o Buddha em nós, e o Buddha em nós deve sentar-se conosco. Ele senta porque sentamos. Desejamos que o Buda que há em nós, cresça e apareça, preenchendo completamente todo o nosso ser. É ser você mesmo.
Zazen é estar aqui agora neste momento, neste instante. Estar totalmente imerso no mundo, ser um com o universo, com total consciência da realidade (Kakusoku).
É sentar sem cogitar, sem descriminar. Sem objetivo, o zazen é o próprio objetivo. Praticar com objetivo é criar uma brecha, uma separação entre o presente e o futuro. Abandonando corpo é mente. Entramos no oceano e nos deixamos afundar, sem cogitar, sem temor. Praticar o Zazen é penetrar na solidão pessoal mais completa do ser humano. De repente, pode ser que cheguemos ao ponto de nos "esquecer" de tentar encontrá-lo, e é exatamente aí, nesse ponto, que apenas somos. Tudo apenas é "tal e qual é", incluindo a nós mesmos, sem discriminação nem julgamento. “Então, "eu" e "não-eu" são o mesmo, são o mestre, o Buddha que, junto com todo o universo, surge, desabrocha, aflora diretamente da nossa experiência, sem qualquer forma de intermediação(3) ”. O Buddha interior se senta confortavelmente conosco no nosso zafú. podemos dizer que assumir a postura de zazen é em si o Buddha e é realização.” (1)
Inspiramos e espiramos com todo nosso ser. Deixando tudo de lado. Uno com o Universo, uno com Buda. Pela primeira vez, descobrimos, sabemos e vemos que estamos realmente sentados sobre a nossa almofada de meditação, nada mais nada além, nada especial. Zazen é sentar-se, corpo e mente, num sô instante. Sem separação. Um com Buda, Um com o universo. Sempre fazemos milhões de coisas, nosso corpo por um lado, nossa mente por outra, nosso coração num terceiro. Agora ali, corpo – mentecoração, um sô. Sentimos-nos vivos.
Na Soto Zen, o zazen é o shikantaza, que significa “simplesmente sentar”.
Perguntado a Doshô Saikawa Roshi “O que significa o verdadeiro zazen?”
Doshô Saikawa Roshi: "Estou falando do shikantaza. Shikantaza significa que qualquer coisa que surge na sua mente você deixa ir sem se apegar a ela. As coisas quando surgem na vida diária você tenta guardar, ficar com elas na memória, mas não fazemos isto no shikantasa.Quando surgem coisas ruins na nossa mente, na vida diária, nós tentamos afastá-las, tentamos esquecer rápido. Em shikantaza também não fazemos isto. Quando vem deixamos vir, quando vai deixamos ir. Não fazemos contatos, não tocamos estas coisas. Nós deixamos passar. Se nós tentarmos guardar as coisas boas ou nos livrarmos das ruins, isto é dualidade, como este lado, aquele lado. Deixar ir e vir é ficar além desse dualismo. Você consegue fazer isto no zazen. Este estágio é iluminação. Se você acordar para isto você pode ir mais fundo."